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domingo, 26 de fevereiro de 2012

CONVERGÊNCIA E CURRÍCULO


A tecnologia de informação e comunicação é um instrumento que possibilita aos professores e alunos a utilização da escrita para descrever/reescrever suas ideias, comunicar-se, trocar experiências e produzir novos conhecimentos. Nessa aventura, o professor é desafiado a assumir uma postura de aprendiz ativo, crítico e criativo, constante pesquisador sobre o aluno: seu nível de desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo, sua forma de linguagem, expectativas e necessidades, seu contexto e cultura.
Temos assim a oportunidade de romper com as paredes da sala de aula e da escola, integrando-a à comunidade que a cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento, aproximando o objeto do estudo escolar da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, nos transformando em uma sociedade de aprendizagem e também da escrita.
Ao propormos esta nova metodologia, os alunos sentem-se mais motivados à interagir com o conhecimento sistematizado que a escola apresenta, pois normalmente já utiliza e navega pelas tecnologias de informação e comunicação. Evidentemente nem todos os alunos terão facilidade na manipulação das TICs, considerando que cada indivíduo tem as suas particularidades e suas inteligências, conforme assinala Howard Gardner (1985) sobre as inteligências múltiplas “é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação.”, portanto cabe ao professor como responsável pela mediação do processo de ensino-aprendizagem orientar os alunos na construção desse conhecimento.
Com certeza o maior impasse na mudança curricular concerne a disponibilização de recursos à escola, aos professores e aos alunos, pois como sabemos os meios tecnológicos demoram a chegar no sistema escolar, uma das alternativas é relacionar as vivências do aluno e sua realidade cotidiana à prática de sala de aula, ou seja, o professor pode indicar aos alunos, atividades que utilizem as TICs e que estes possam realizar em grupo dentro de suas possibilidades ( em Lan houses, na casa de algum colega que tenha computador, etc.). Entretanto é imprescindível que o professor faça a prévia orientação dos alunos sobre a utilização das TICs, estabelecendo regras e enfatizando os objetivos do trabalho.

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