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quinta-feira, 1 de março de 2012

Ferramentas para planejamento visual


As informações visuais fazem parte de nosso dia-a-dia, através de diversos suportes comunicativos como outdoors, jornais, faixas, cartazes, televisão, computador, etc. Estes instrumentos influenciam significativamente nas impressões que apreendemos em nosso cotidiano, pois são os signos visuais os que primeiro chamam nossa atenção, despertando nosso interesse pela informação escrita no suporte. Pois, segundo Strunk (1989) “As imagens agem diretamente sobre a percepção do cérebro, impressionando primeiro para serem depois analisadas, ao contrário do que acontece com as palavras”.
Os estímulos visuais induzem a forma como vemos o mundo a nossa volta e nos comportamos no meio social; influenciam nossos costumes e a maneira como nos comunicamos, enfim, os signos visuais são determinantes culturais. Portanto o conhecimento amplo e profundo desses recursos, assim como a análise e reflexão sobre sua aplicabilidade no meio educacional são impreterivelmente relevantes no mundo atual.
Entretanto, a utilização das ferramentas visuais para comunicação, tornou-se hoje um dilema para o professor, principalmente para aquele que não é muito flexível quanto à dinamização de sua aula, um dos motivos para esta dificuldade é a falta de capacitação e/ou formação continuada do professor, e outro concerne a quantidade de ferramentas ou possibilidades que evolem e se atualizam muito rapidamente, as ferramentas para a programação visual para a mídia impressa modificaram-se durante o século 20.
O profissional que trabalha com programação visual é o web designer e tem como função principal a construção de sites, o desenvolvimento web hoje requer do profissional conhecimentos em diversas áreas técnicas além da parte gráfica, o design em si. Existe um leque enorme de programas usados pelos web designer. Para construção do código, por se tratar de simples texto, qualquer editor de texto pode servir de suporte para a criação do código.
Atualmente no mercado consumidor encontram-se programas gratuitos e pagos para uso comercial e pessoal com interface WYSIWYG, com diversas utilidades como gerenciamento de sites, editor de códigos ( Dreamweaver, Aptana, Expression Web, Frontpage), e os editores gráficos vetoriais: Corel Draw, Illustrator ou o Inkscape), de bitmap GIMP, Photoshop ou o Fireworks. Para animações e recursos dinâmicos, o Flash é o mais utilizado. (LEMOS, 2001)
Segundo Kenski (p. 109) “Em relação ao Flash, deve-se ter o cuidado de usá-lo apenas onde a solução seja impossível de ser reproduzida em HTML, jamais se usa em menus e áreas de conteúdo por ser um arquivo binário, não ser acessível e estar em desacordo com as recomendações do W3C.”
Importante destacar o conhecimento em programação, acessibilidade, linguagens como ASP, PHP e outros para o profissional de webdesigner. Pois ao construir seu trabalho, o webdesigner elencará conceitos de layout e usabilidade, possibilitando ao projeto tornar-se acessível, elaborando-o de forma estruturada graficamente e facilitando assim o manuseio pelo usuário, ou seja, de forma fácil e intuitiva.  
O webdesigner precisa se planejar para iniciar seu projeto, tendo em mente o objetivo e a quem é direcionado o trabalho, essas informações estruturarão o projeto, outra informação importante é sobre o produto ou serviço colocado pelo cliente, haja vista que o website  visa ser uma extensão da empresa do cliente e do  produto que ele oferece. Atualmente há diversos instrumentos que facilitam a produção de um cartaz, por exemplo, o Power Point é uma delas, entretanto há outros programas que possibilitam a utilização de mais efeitos e recursos. Listaremos abaixo as principais ferramentas visuais: Adobe Photoshop, Xara x1, Adobe Indesign, DreamWeaver, Adobe Ilustrator, Ace Poster, Corel Draw (estas duas últimas são úteis principalmente para elaboração de cartazes).


REFERÊNCIAS
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2007.

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