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sexta-feira, 2 de março de 2012

Os Estágios do Desenvolvimento do conhecimento: Segundo Piaget



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Os Estágios do Desenvolvimento do conhecimento: Segundo Piaget


                                                                 Maria Eliete Silva Medeiro*
                                                                 Poliana Sodré Ribeiro**
                                                                 Shirley Cristina Pereira de Almeida***
Ângela Brito Ferreira


Resumo:
O texto tem o objetivo de analisar como se dá o processo de desenvolvimento por etapas, segundo a teoria piagetiana. Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a metade do século XX, e denominou uma teoria do conhecimento natural da criança onde chamou de epistemologia genética. Nesta teoria, Piaget divide o desenvolvimento do conhecimento em estágios, desde o nascimento até o início da adolescência. Portanto, torna-se relevante o estudo da teoria piagetiana acerca do desenvolvimento do conhecimento do ser humano.
Summary:
The text aims to analyze how the process occurs in stages of development, according to Piaget's theory. Piaget was the most influential name in the field of education during the mid-twentieth century, and called a theory of natural knowledge which the child called genetic epistemology. In this theory, Piaget divides the development of knowledge in stages, from birth to early adolescence. Therefore, it is relevant to the study of Piaget's theory about the development of human knowledge.

Palavras chaves:conhecimento-desenvolvimento-raciocínio
1 Introdução
A escolha do tema do artigo deu-se pelo fato de entender a educação segundo o método proposto por Piaget, onde ele percebe que a educação se dá pela interação; professor e aluno. E que o ser humano passa por estágios de desenvolvimentos. O presente artigo tem como objetivo principal estimular a formação de profissionais de educação propiciando liberdade intelectual e moral. Criar seu próprio conhecimento e sejam referências para outros que virão, e respeitar o nível de capacidade dos seus futuros discentes, ajudando-os adequadamente sem forçá-los e respeitando seus limites.
A relevância deste trabalho está no fato de entender o processo de desenvolvimento intelectual do indivíduo que passa por estágios de desenvolvimentos. O objetivo primordial de Piaget era de explicar a questão do conhecimento, e segundo ele, não há conhecimento sem conceitos. Isso significa que o conhecimento parte da ação de uma pessoa sobre o meio em que vive, ou seja, de experiências vivenciadas.
A metodologia para a realização deste artigo deu-se através de análises de livros, pesquisas na internet (artigos), sendo, portanto uma pesquisa bibliográfica, a fim de conhecer as várias correntes interpretativas sobre Piaget e os estágios do desenvolvimento. O presente artigo está dividido em introdução e em duas sessões. Na primeira discuti-se a abordagem piagetiana do desenvolvimento e do conhecimento e os seus estágios. E na segunda, as análises e discussões; e a conclusão sobre o entendimento do tema.
Segundo Piaget, conhecer as etapas do processo de crescimento do saber é importante para podermos compreender, de que forma o ser humano estrutura, organiza e explica o mundo a sua volta. Baseado nestas explicações, espera-se, que os futuros educadores adquiram uma percepção mais aguçada de como se processa o conhecimento.
As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que buscam formar cidadãos criativos e críticos.Segundo as suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas orientar os educadores caminho da aprendizagem autônoma.Para Piaget o objetivo principal da educação é criar individuo capazes de fazer coisas novas e não repetir o que outras gerações fizeram.
Enquanto para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito,para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais.
Entretanto, apesar das diferenças entre a posição teórica dos dois cientistas, ambos enfatizam a compreenção da gênese dos processos cognitivos.Além disso, eles, não consideram os processos psicológicos como resultados estáticos que se expressam em medidas quantitativas, pois Piaget e Vygotsky valorizam a interação do individuo com o ambiente e veem o indivíduo como sujeito que atua no processo de seu próprio desenvolvimento.

2. Abordagem Piagetiana do desenvolvimento de conhecimento
A teoria de Jean Piaget pode ser caracterizada como interacionista quando se posiciona teoricamente a propósito da aquisição do conhecimento identifica duas posições que se originaram de visões filosóficas diferentes do ser humano,o empirismo e o apriorismo, onde:

[...] Piaget não admite nem hipótese empirista nem inatista para explicar a aquisição do conhecimento humano.Ele se identifica como interacionista e entende que estasua posição seria uma terceira corrente,visto que não é meramente uma posição intermediária entre o empirismo e o inatismo,porque segundo ele o conhecimento não é em parte influência do meio e em parte produto de herança.Segundo ele o conhecimento não está no sujeito nem no objeto e nem no somatório dos dois,visto que entre o sujeito e um objeto existe a ação que estapermitirá ao sujeito construir seu conhecimento (La                ROSA, 2003, p. 106).

 O ser humano não é passivo nem pré-formado,mas interage com o meio e através desse constrói o seu conhecimento através das descobertas e inovações.Sendo a teoria de Piaget identificada por ele como interacionista não se pode analisar isoladamente o homem sendo sujeito em interação com o meio que deve se descrito como sistema aberto que constrói o conhecimento ao agir sobre os objetos incorporando elementos cognitivos novos.
Para Piaget a própria lógica nas suas formas mais naturais, não é inata no homem, no sentido de dado em qualquer idade,o individuo não nasce pré-formado cognitivamente, e nem tampouco o domínio do conhecimento é de natureza exógena,nas palavras dele os diversos aspectos do comportamento são realizações fenotípicas o resultado de uma interação entre o genótipo e o meio o desenvolvimento cognitivo é um processo que se realizaem todo o ser humano e temum caráter seqüencial que ocorre numa série de estágios.´´Piaget, explica que o desenvolvimento cognitivo é um processo que se realiza em todo o ser humano e tem caráter sequencial, isto é, ocorre numa serie de estádio, sendo cada um deles necessário,algo cada um deles resulta necessariamente do processo e, ao mesmo tempo,preparo o seguinte.(La ROSA,2003,p.107).´´
Uma questão levantada respeito dos estágios do desenvolvimento se refere á possibilidade de queimar etapas. As idéias de Piaget evidenciam a impossibilidade de tal fato não sendo possível construir uma estrutura complexa sem ter passado por estrutura mais simples. O desenvolvimento do individuo, portanto pode descrito como um sistema epigenético,compreendido através de estágios seqüenciais, sendo impossível atingir as operações concretas sem passa por uma preparação sensorimotor e é impossível chegar ás operações concretas prévias. Diz Piaget que a criança chega á compreensão de certos fenômenos elementares.Ele se refere que a construção do conhecimento é sempre um processo individual e resulta da ação do sujeito sobre o objeto,evoluindo as estruturas numa seqüências de quatro grandes estágios do desenvolvimento,mas o sujeito constrói o seu conhecimento e está reproduzindo, na sua história de desenvolvimento individual,as etapas históricas de desenvolvimento efetivadas pela humanidade.
As operações individuais da inteligência e as operações cognitivas são a mesma coisa, sendo a coordenação geral das ações, e coordenação inter-individual e intra-individual, porque essas ações são ao mesmo tempo coletivas e executadas por indivíduo.
Segundo Piaget identifica três espécies de sentimento ou tendências afetivas que ocorrem inicialmente na mente da criança as quais são necessidade de amor, sentimento de medo em relação aos maiores e mais fortes que ela e o sentimento de respeito que importante na formação e no exercício da consciência moral, as relações entre a criança e as pessoas que a cercam são importantes na formação dos sentimentos morais. Essas relações são formadoras das realidades morais elementares o sentimento do dever não é produto da vontade do mais forte, mas a ordem ou recomendação será aceita como obrigação se emanar de uma pessoa respeitada, que sejam objeto de uma afeição e medos simultâneos. “conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, aprendendo os mecanismos dessa transformação vinculados com as ações transformadoras.”
A criança poderá manter-se heteronímica quando as regras são impostas o respeito mútuo resulta da relação entre os indivíduos iguais com abstração de qualquer autoridade a fonte de obrigação é o respeito que não mais impõe regras, mas propicia a sua elaboração através da mútua coordenação dos pontos de vista e das ações as relações que se estabelecem entre pessoas ou grupos podem ser comparadas ao desenvolvimento das relações da criança com as pessoas que a cercam numa perspectiva ontogenética, também as crianças transitam por fases caracterizadas por impulsividade e não submissão á qualquer regra oriunda do exterior, mas que, posteriormente,passam a sujeitar-se orientações ou recomendações ou emanadas de pessoas respeitadas, culminando não necessariamente quando superou o egocentrismo e é capaz de relacionar com outras pessoas onde o sujeito procuraria uma conciliação que satisfizesse a todos os envolvidos num processo decisório o desenvolvimento cognitivo.
2.1- Estágios de desenvolvimento
A aquisição do conhecimento segundo ele, também depende das transmissões educativas ou sociais como as palavras designam objetos símbolos arbitrários é convencionais que não são descobertas nem inventadas. Um dos aspectos importantes da teoria piagetiana de que o conhecimento físico ou lógico matamático não é transmitido pela escola,mas construído pelo sujeito através das ações exercidas sobre o objeto, logo, o objeto da educação não consiste em transmitir as informações, mas possibilitar ao aluno que aprende por si próprio, o desenvolvimento cognitivo que envolve a aquisição do instrumento lógico-racional que possibilita ao sujeito a compreender o meio no qual vive e responder adequadamente ás exigências desse meio.
Segundo Piaget,existe a necessidade de se promover um ajustamento dos métodos didáticos aos dados psicológicos do desenvolvimento real.Observa-se que segundo ele, a origem dos fracassos da educação formal se dá pelo inicio da linguagem que mesmo acompanhadas de desenhos,de ações fictícias ou narradas deveria se desenvolve de uma forma mas real.
[...] Piaget identifica na escola dois processos de influenciação complementares:por um lado a pressão do adulto e,por outro,a cooperação das crianças entre si.O respeito que a criança tem pelo o adulto constitui um fator importante nas relações afetivas entre a criança e,o adulto, que explica a obediência natural da criança e a constituição de regras imperativas nos estágios iniciais de desenvolvimento. (La ROSA,2003,p.115)
 

No século XIX, a infância começou aos poucos a ir ganhando mais respeito e importância, altura em que foram criando as primeiras escolas, onde se podia transmitir de professor para aluno. O ser humano é modificado pelas situações e experiências, mas irá também por si próprio e a influência altera o seu modo de perceber as situações do meio permitindo conhecer, interpretar e de como se comportar. O desenvolvimento é fruto das relações que se estabelecem entre o meio e dá-se ao longo do tempo, passando por estágios que correspondam a uma forma de o individuo se encontrar, de manter o equilíbrio com o mundo a sua volta.
Para Piaget o raciocínio e de aprender da criança passa por estágios por volta dos 2 anos, ela evolui do estágio sensório-motor, onde envolve os órgãos sensoriais neurológicos básicos por exemplos a maneira como a criança suga a mamadeira e o seu pensamento se dá somente sobre as coisas presentes na ação que está se desenvolve e no estágio pré-operatório a criança se torna capaz de fazer uma coisa sem imaginar outra. Ela faz isso, quando brinca de boneca e representa situações vividas em dias anteriores.”Para Piaget, o que permite a construção da autonomia moral é o estabelecimento da cooperação em vez da coação, e do respeito mútuo no lugar do respeito unilateral.”explica Araújo.


             
A outra progressão se dá por volta dos 7 anos, quando a criança passa para o estágio operacional-concreto onde passa refletir sobre o inverso das coisas e dos fenômenos e para concluir um raciocínio, leva em considerações os objetos. Percebe que 3-1=2 porque sabe que 2+1=3, e por volta dos 12 anos chega ao estágio operacional-formal onde o adolescente já pensa em coisas abstratas, sem necessitar da relação direta com o concreto já passa a compreender conceitos como o amor ou democracia.
3 Análises e discussões

       Observa-se que a forma da criança aprender para Piaget, passa por estágios. Segundo ele o individuo precisa queimar etapas mais simples para pode chegar nas mas complexas.
Pois os estágios que o ser humano percorre se inicia aos 2 anos, onde a criança consegue perceber as sensações, a este estágio denomina-se sensóriomotor conseqüência teremos o pré-operatório onde ela e capaz de pensar especifica um objeto sem se preocupa com outra.E a parti dos 7 anos, alcança o operacional-concreto onde começa raciocina refletir se pergunta analisa as coisas e finalmente o estágio operacional-formal se dá por volta dos 12 anos passa a compreender o mundo a sua volta percebe a noção das coisas começa ter sua própria opinião a respeito da sociedade do concreto e abstrato em relação amor,ódio democracia.etc.
     Piaget também explica que os estágios do desenvolvimento do conhecimento esta no o individuo que segue uma seqüencia que e importante para iniciar o conhecimento do individuo.
Portanto observa-se que constrói o seu conhecimento por influência do meio e assim sendo inicia os estágios descobrindo-se através da interação com outros.
    A aprendizagem para Piaget se dá por estágio atingido pelo ser humano e Vygotsky a sua aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais.
   Também a uma diferença na teoria dos dois cientistas, mas percebemos uma semelhança no desenvolvimento adquirido pelo individuo que a interação com o meio onde se encontra
   Segundo Piaget o conhecimento, também depende das transmissões educativas ou sociais.Por conseqüência a criança precisa está envolvida com a sociedade e as suas mudanças. A uma necessidade de se promover um ajustamento nos métodos didáticos psicológicos do desenvolvimento real.Observa-se que o fracasso da educação formal se dá pelo inicio da linguagem mesmo acompanhadas de desenhos e outros não ajuda a aprendizagem dos alunos.Porque, a inovação e a criatividade caminham lado a lado sem elas se torna difícil a realizações das ações dos individuo, necessitam ser trabalhadas de acordo com suas necessidades para terem uns bons aproveitamentos psicológicos.
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4 Considerações finais
   Para entender a teoria de Piaget,importante compreendemos alguns conceitos fundamentais a respeito das estruturas, funções e conteúdo a respeito do conhecimento do individuo através da pesquisa feita, ela trouxe uma compreenção para nós acadêmicos do curso de Letras a relevância sobre o desenvolvimento do que homem precisa do meio para construir um conhecimento sobre a sociedade a sua volta, a escolha do tema no decorre da pesquisa foi  muito gratificante o contato com suas obras que passamos a descobrir como se deu os estágios do desenvolvimento do indivíduo e também pesquisamos outros teóricos que ajudou a compreenção melhor para nossa pesquisa a respeito de Piaget. Portanto a sua teoria foi de grande valor não só para nós acadêmicos,mas a sociedade em geral agradece.
Referencias Bibliográficas:LA ROSA,Jorge. Psicologia e educação o significado do aprender. 6 edições,porto Alegre 2003.
Internet: HTTP/WWW,aticaeducacional.com.br.
Revista escola. Abril
RAPPAPORT,Clara Regina, Temas Básicos de Psicologia,volume19.
LA TAILLE.Yves.Teorias psicogenéticas em discussão 22ed.1992.






Shisley Almeida, Maria Eliete Medeiros e Poliana Sodré Ribeiro

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